Ataque de Fofura

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." Mahatma Gandhi

Os hamsters podem transmitir Salmonella e Leptospirose?

Muitas pessoas que têm ou querem adiquirir um hamster se fazem essa pergunta.
Isso além de ser normal é muito prudente, pois assim, a pessoa já sabe mais sobre o animal que quer adiquirir.

Mas já respondendo a essa pergunta:
Além dos roedores, os animais exóticos também podem transmitir a Salmonella. Mas pode ser facilmente evitado se você tomar algumas precauções como lavar bem as mãos com bastante sabonete após mexer no seu pet, não levar a mão na boca antes de lavá-la, não beijá-los e principalmente manter a gaiola ou aquário sempre limpinhos (aliás depois vou fazer um post sobre como deixar a gaiola do seu hamster bem limpinha).  Se você tiver alguma suspeita, leve ao veterinário para que ele faça uma coprocultura e verifique se há Salmonella nas fezes do seu animalzinho.

Quanto a Leptospirose, também pode ser transmitida por roedores, mas principalmente pelos ratos de esgoto que transmitem através das bactérias presentes na urina. Mas os hamsters não têm nenhuma chanse de adiquirir essa doença se forem mantidos sempre em locais limpos e não entrar em contato com a urina desses ratos.

Gente o hamster é um bichinho tão fofinho, muita gente tem mais pouca gente sabe bem sobre eles. Mas enfim, essas doenças podem ser evitadas com precauções, como várias outras.

Espero que vocês tenham gostado desse post!
Em breve teremos um sorteio no blog!! Fiquem atentos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário