Ataque de Fofura

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." Mahatma Gandhi

Por que algumas gatas comem seus filhotes?

Oi pessoal

Hoje eu decidi escrever pra vocês sobre um assunto que é muito comum e as pessoas se perguntam muito. Pois bem, quem nunca viu ou ouviu falar que uma gata comeu os filhotes? Alguns falam até que felinos são canibais por causa disso.

Então, muitas hipóteses já foram apresentadas, porém nunca foi comprovado científicamente o porque de fato isso acontece. Das hipóteses que li, as que achei mais prováveis foram:

  • Filhote fraco ou muito menor que os outros filhotes
  • Filhote com má formação
  • Mãe carente de alguns nutrientes
  • Durante a limpeza do cordão umbilical

Filhote fraco ou muito menor que outros filhotes:  Por insinto. Quando a fêmea (a mãe), acha que algum filhote da cria tem menos chance que os outros filhotes, que pode não sobreviver, ela mesmo o mata assim que nasce, ou o abandona com o tempo. Isso porque um filhote que é subnutrido ou fraco, na natureza não sobreviveria, então é como se ela “desistisse do filhote”.

Filhote com má formação: Assim como a hipótese acima, essa também é por instinto. O filhote com certeza não teria muita chanse na natureza, então a própria mãe come a cria quando nasce. Bom, nesse caso, ela pode comer todos da cria por “impulso”.

Mãe com carência nutriva: Quando a fêmea está carente de algum nutriente, ou é incapaz de amamentar.  Ela come ou abandona a cria.

Durante a limpeza do cordão umbilical: Os gatos têm uma língua muito áspera, as vezes quando ela corta o cordão umbilical, sangra muito então ela começa a lamber o filhote compulsivamente com o objetivo de estancar o sangue. O que ocorre de vez enquando, é que sua língua áspera machuca os filhotes, e assim ela pode identificar eles como mau formados e os comem por instinto.

Bom gente, essas são apenas hipóteses, como disse pra vocês anteriormente. Na verdade não posto nada que não tenha uma comprovação, mas é que eu escuto isso com frquencia. Escuto que gatos são canibais e enfim. Bom, os cães também podem comer os filhotes, mas isso ocorre com muito menos frequencia nas cadelas no caso delas, normalmente ocorre o abandono do filhote.

Mas é isso, espero que vocês tenham gostado!

Até a próxima!!

   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: