Ataque de Fofura

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." Mahatma Gandhi

O bico do meu periquito não para de crescer. E agora?

Olá!
Hoje venho aqui responder uma pergunta que recebi no e-mail do blog: “Oi, td bom? Tenho 8 periquitos australianos. Um deles está um um bico enorme e que n  para de crescer.  O que é isso? Tem tratamento?”

Então, o negócio é o seguinte, a maioria das pessoas não sabem, mas periquitos também tem sarna. Não são aparentemente como a sarna dos cães e dos gatos, onde há a queda de pêlos, mas elas podem ser a causa da morte dos periquitos. Aparentemente, os periquitos ficam com penas saudáveis, mas os lugares mais afetados são: bico, patas e  ao redor dos olhos. Onde aparecem ferimentos que lembram cascas de machucado:

As narinas também ficam afetadas o que pode ocasionar problemas respiratórios. Alem disso, dependendo do grau da lesão e o quão perto está dos olhos, pode prejudicar a visão, levando a cegueira. O bico em si é o que mais chama a atenção pela estética do animal e o quanto ele cresce, podendo dar voltas ou perder totalmente a estética, prejudicando assim, a alimentação do animal.

 

As patas podem ser afetadas de tal forma que o animal sende muita dor e pode até perder as unhas. Em alguns casos, quando o animal fica extremamente incomodado com a situação, pode até haver multilação.

 

Apesar da péssima aparência, essa doença tem cura e não é difícil de obtê-la. Existem várias marcas de sarnicidas em pomada (caso dos periquitos). Existem alguns métodos de aplicação do medicamento e um deles é passar um pano, gaze, cotonete ou até algodão umido no local afetado e depois passe a pomada no local. Lembre-se de masusear o animal com luvas, e de preferencia se for somente um animal afetado, separe-o dos demais  por precaução durante o tratamento.

 

Espero ter respondido! 🙂
Se vocêm tem alguma dúvida, escreva para: ataquedefofura@hotmail.com

Anúncios

2 Comentários

  1. O bico do meu periquito tá grande e enrolando até o olho. Não se parece nenhum pouco com as fotos de sarna que eu tô vendo aqui. É algo que acontece com ele desde filhote. Enquanto os outros raspam o bico, ele não o faz. Sempre teve um bico grande, às vezes ele mesmo raspava um pouco, mas voltava a crescer. Nenhum dos outros passou por esse problema. Agora, faz muito tempo que ele não raspa e já se acostumou a comer e beber de lado, então o bico tá enorme! Eu preciso cortar? Raspar? O que faço? Falta poucos milímetros pra chegar ao olho e eu já vi que tá afundando um pouco no pescocinho dele! :O

    • Olha, o ideal é que você leve até um profissional pra que ele possa ver de perto e dar um diagnóstico. as vezes pode ser carencia nutricional que causa isso no bico dele. Mas só você levando ele e fazendo uma consulta passando dados mais especificos e etc, que você irá conseguir uma solução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: